LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO PROFESSORA LUZA MAI Língua Portuguesa: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA - RESPOSTAS

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA - RESPOSTAS

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA - RESPOSTAS

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA


Após os estudos realizados sobre o tema: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, os alunos deverão ser capazes de resolver as seguintes questões:

- Explique com suas palavras:

1)     Mudanças evidenciadas na Língua Materna:
·        O tempo: a língua varia no tempo; palavras novas são criadas, enquanto outras caem no desuso.
·        O espaço: a língua varia de lugar para lugar de região para região. Essa peculiaridade é ilustrada por fatos de natureza fonética, ou diferentes opções lexicais.
·        Influências estrangeiras: a língua sofre variações à medida que palavras de origem estrangeira passam a fazer parte do nosso cotidiano: surf, skate, life, love  etc.
·        Classes sociais: as pessoas de baixo poder aquisitivo são dominadas por aquelas que utilizam a língua através dos meios de comunicação. As pessoas com menos escolaridade são mais fáceis de serem manipuladas, quando não são esclarecidas       ( através de leituras e de informações culturais); o seu vocabulário é limitado, por isso em situações mais formais e que exigem o uso da língua culta, têm mais dificuldades de expressão.
·        Grupos profissionais: existem vocábulos próprios e técnicos de cada profissão, que são dominados somente pelos profissionais da área.
·        Faixa etária: - jovens (gíria); - idosos (vocabulário com expressões antigas), umaq criança não utiliza a mesma linguagem de um adulto.
·        Sexo: algumas palavras e expressões pertencem mais ao vocabulário feminino, e outras ao vocabulário masculino. Ex: produtos de beleza são mais conhecidos pelas mulheres, assim como coisas relacionadas ao futebol pertencem mais ao universo masculino.



 2)  O que é LÍNGUA? É o veículo por meio do qual se transmite significação, informação e ideologia.

3)  O que é NORMA? Uma norma é um modelo fixado, usado e consagrado por uma comunidade, ou por um segmento social.

4)  O que é NORMA CULTA? É aquela que está de acordo com a gramática normativa.

5)  Sob o ponto de vista linguístico a NORMA CULTA é considerada superior às outras normas? Sob o ponto de vista linguístico ela é considerada igual às demais, nem superior nem tão pouco melhor que as outras; mas ela goza de grande prestígio em função dos valores vigentes na sociedade.

6)     Pesquise sobre os tipos de NORMAS abaixo e depois comente sobre elas.

·        Norma de modalidade – reflete as duas modalidades da linguagem: ORAL e ESCRITA;
Não devemos confundir LÍNGUA ORAL com a ESCRITA , pois são dois meios de comunicação distintos. A escrita representa um estágio posterior de uma língua.
- A língua falada é mais espontânea, abrange a comunicação linguística em toda sua totalidade. Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas, incluindo-se fisionomias.
- A língua escrita, não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema mais disciplinado e rígido, uma vez que não conta com o jogo fisionômico.

·        Norma de situação – formal e informal;
Trata-se do uso da língua em situação FORMAL ou INFORMAL. Quando estamos em casa ou entre amigos, a linguagem torna-se mais descontraída, inteligível ao ouvinte, mas sem a preocupação com as regras de concordância verbal,  nominal e outras. Quando estamos fazendo um discurso por exemplo , na formatura, a linguagem será formal, tendo o cuidado de não  cometer deslizes, quanto à norma das gramáticas.

·        Norma de discurso – literário, político, jurídico.
 Um discurso LITERÁRIO, POLÍTICO, OU JURÍDICO, vai apresentar uma linguagem própria destas áreas do conhecimento. 
  • literário - discurso mais livre quanto ao uso da norma culta padrão em função da linguagem ser mais criativa e artística.
  • político - discurso mais persuasivo, usa a argumentação para convencer o receptor da mensagem. 
  • jurídico - uso obrigatório da norma culta padrão, por tratar-se de material referente às leis que são arbitrárias.

7)  O que é DIALETO? São as variações linguísticas evidenciadas na língua utilizadas por grupos sociais diversos, e que podem ser provenientes de uma determinada região, estado, ou país.

8)     O que é REGISTRO? São as variações linguísticas de falante para falante.


9)     O que é gramática natural?
A criança aprende suas primeiras palavras, por meio do código produzido por seus familiares e repetindo este mesmo código  para com eles; gerando assim a comunicação. Este falar, porém, é uma aprendizagem intuitiva, involuntária e inconsciente, ou seja é natural do ser humano, assim como aprender a andar.Esta é a GRAMÁTICA NATURAL , a gramática que nos satisfaz no processo de comunicação, a do falante.

10)O que é gramática normativa?

GRAMÁTICA NORMATIVA  é aquela que  busca ditar ou prescrever as regras gramaticais de uma língua, posicionando as suas prescrições como a única forma correta de realização da língua, categorizando as outras formas possíveis como erradas. Frequentemente as gramáticas normativas se baseiam nos dialetos de prestígio de uma comunidade linguística.





Nenhum comentário:

Postar um comentário