LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO PROFESSORA LUZA MAI Língua Portuguesa: RESPOSTAS : ATIVIDADE 1 - LINGUAGEM - SOCIALIZAÇÃO E ENUNCIAÇÃO

RESPOSTAS : ATIVIDADE 1 - LINGUAGEM - SOCIALIZAÇÃO E ENUNCIAÇÃO

RESPOSTAS : ATIVIDADE 1 - LINGUAGEM - SOCIALIZAÇÃO E ENUNCIAÇÃO


ATIVIDADE 1

1. O enunciado do narrador é agramatical, pois trata-se de um arranjo que não condiz com as regras da gramática natural do húngaro. um húngaro nunca a construiria assim; o narrador, no entanto, naquele momento, como estrangeiro e aprendiz da língua, constrói frases agramaticais.

2. a) O narrador se refere à correção gramatical; como ele corrige pessoas cultas, podemos concluir que o narrador refere-se a desvios m relação à gramatica normativa do húngaro.

    b) Porque ele, como estrangeiro, está se dando ao luxo de "corrigir" falantes nativos de húngaro segundo a gramática normativa.

3. Como o narrador construiu uma sequência agramatical, combinando as palavras de uma forma "estranha", a professora, por mera brincadeira, constrói um significado que provoca estranhamento, por ser absurdo.

4. "...ela me fez repeti-lo, repeti-lo, repeti-lo". A duplicação ou repetição de palavras é um recurso linguístico muito empregado para a noção de intensificação (às vezes, de hipérbole): "Eu gosto muito, muito".

5. O narrador emprega, fundamentalmente, o pretérito perfeito e o presente do indicativo; no texto transcrito temos dois momentos: um passado, quando o narrador está iniciando seu aprendizado de húngaro (além do pretérito perfeito há também o imperfeito); um presente, momento em que o narrador tem amplo domínio do padrão formal culto do húngaro (a passagem temporal é marcada pelo advérbio hoje).

6. Linguagem verbal (as letras) e linguagem não verbal (os desenhos).

7. Não pois qualquer um que pertença à comunidade de falantes da língua portuguesa pode desvendá-la. Seria um código secreto se só um grupo reduzido conseguisse decodificá-la.

8. São empregados símbolos (signos linguísticos) e ícones (desenhos).

9. Decifre você...



Nenhum comentário:

Postar um comentário