LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO PROFESSORA LUZA MAI Língua Portuguesa: 3. GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS NO COTIDIANO

segunda-feira, 18 de julho de 2016

3. GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS NO COTIDIANO

                                                       DELÍRIOS GASTRONÔMICOS

Dalí à mesa: receitas inusitadas criadas com a mulher, Gala, sua musa e companheira

O genial pintor catalão Salvador Dalí soube fazer das refeições momentos de êxtase, mas os pratos mais irreverentes ele reservou para as obras culinárias escritas com a ajuda da mulher, Gala, sua companheira e musa por toda a vida. 
Modesto ele nunca foi. Comparava suas idéias às dos grandes e acreditava que nele até os gestos cotidianos eram rituais. "A anchova que mastigo participa, de certa forma, do fogo que me ilumina. Sou a morada de um gênio", dizia Salvador Dalí (1904-1989). Longe de constituir uma unanimidade, o mais polêmico dos surrealistas marcou a história da arte e conquistou lugar no panteão das celebridades. 
(...) O pão, os ovos e os crustáceos foram seus ingredientes primordiais. Com eles, declarou seu amor à culinária típica da Catalunha. O simples pão com tomate com ou sem jamon, as gambas a la plancha (camarões grelhados) e a zarzuela de pescados, que foram preparados especialmente para Gula pelo restaurante Don Curro, o espanhol mais tradicional de São Paulo, estavam entre os pratos que levavam o surrealista ao êxtase.

                                                Texto publicado na Revista Gula (maio/2004) 



PÃO COM TOMATE E PRESENTO PATA NEGRA
RECEITA DE SALVADOR DALÍ

RECEITA DE PÃO COM TOMATE E PRESUNTO PATA NEGRA
http://minutoreceitas.com.br/wp-content/uploads/2013/05/RECEITA-DE-P%C3%83O-COM-TOMATE-E-PRESUNTO-PATA-NEGRA.jpg
Ingredientes
  • 8 fatias grandes de pão caseiro
  • 4 tomates maduros
  • 120ml de óleo de oliva extravirgem espanhol
  • 150grs de presunto cru espanhol Pata Negra cortado em fatias finas
  • Dentes de alho sem casca para passar no pão
  • Couve cozida, cortada em tiras finas, para decorar
Modo de preparo
  • Torre levemente as fatias de pão
  • Passe o alho sobre cada uma das fatias, esfregando delicadamente.
  • Em seguida, corte os tomates ao meio e esfregue a polpa sobre as torradas.
  • Regue as fatias com o óleo de oliva extravirgem e disponha sobre elas as fatias de presunto.
  • Decore o prato com a couve e sirva.
Rendimento:4 porções
Livro de Receitas de Salvador Dalí
http://comendocomosolhos.com/index.php/wp-content/uploads/2014/11/les-diners-de-gala-16.jpg
Ao nos depararmos com os textos acima (uma reportagem jornalística e uma receita culinária), podemos facilmente perceber diferentes gêneros e tipos textuais. Isso é possível porque os textos apresentam determinadas características sociocomunicativas definidas por...
- conteúdos
- propriedades funcionais
- estilo e composição

Reconhecemos diferentes textos... 
  • pelo aspecto formal. Ex: poesia, uma receita, um sinal de trânsito, uma reportagem...
  • pelas sequências textuais perfeitamente definidas pela natureza linguística de sua composição (aspectos sintáticos, tempos e modos verbais, classes de palavras predominantes).
                                                         
 OS GÊNEROS TEXTUAIS E OS TIPOS TEXTUAIS


Pensemos em textos do nosso cotidiano: carta, conversa telefônica, receita, notícia de jornalsão exemplos de textos que, salvo algumas variações, mantêm  certas características que nos permitem identifica-los.

Não precisamos ver uma pessoa falando ao telefone, nem saber o assunto para afirmarmos que se trata de uma conversa telefônica, porque a estrutura textual é inconfundível. O mesmo acontece com a carta: ao observarmos sua organização textual, sabemos que se trata de uma carta (lugar e data, vocativo inicial, cumprimento, desenvolvimento, despedida, assinatura).

Carta, conversa telefônica, recibo, bula de remédio, receita, sermão, notícia, crônica, tirinha são exemplos de gêneros textuais.

Os gêneros textuais são tipos de textos efetivamente produzidos em nossa vida cotidiana com características gerais comuns (formato, sequência ou estrutura linguística, assunto) facilmente identificáveis. 
  • Os gêneros textuais são inúmeros, tanto quanto o são as práticas sociais.
  • Os gêneros textuais são relativamente estáveis, tanto quanto às práticas sociais a que servem. Enquanto a prática social estiver em vigor, o gênero textual a ela associado circulará. Assim como a vida em sociedade está sempre mudando e evoluindo, novos gênero nascem, outros desaparecem e outros se mantêm.


































Complete o quadro abaixo de acordo com os gêneros textuais e tipos textuais estudados:

TEXTO V 
       Gênero textual -
                         Tipo textual predominante -
        Características - 

RETOMANDO AS SEQUÊNCIAS TEXTUAIS

Quando falamos em tipo textual, utilizamos o adjetivo predominante. Observe:
  • gênero romance - tipo textual predominante: narrativo
  • carta de opinião - tipo textual predominante: argumentativo
  • manual de instruções - tipo textual predominante: injuntivo


Mas por que dizemos que em determinado gênero predomina tal tipo textual?

R= Porque num tipo textual narrativo, como por exemplo uma crônica, podemos ter, em determinada passagem, uma sequência descritiva; em outra, uma sequência argumentativa; etc.

Por isso é importante trabalhar com a noção de sequências textuais, já que os textos podem ser montados com sequências de mais de um tipo textual.

Leia atentamente o fragmento seguinte:

 “Encontrei-o à noitinha no salão, que servia de gabinete de trabalho, com a filha e três
visitantes: João Nogueira, uma senhora de preto, alta, velha, magra, outra moça, loura e bonita.
Estavam calados, em dois grupos, os homens separados das mulheres.
O dr. Magalhães é pequenino, tem um nariz grande, um pince-nez e por detrás do pince-nez
uns olhinhos risonhos. Os beiços, delgados, apertam-se. Só se descolam para o dr. Magalhães
falar a respeito da sua pessoa. Também quando entra neste assunto, não pára.
Naquele momento, porém, como já disse, conservavam-se todos em silêncio. D. Marcela sorria
para a senhora nova e loura, que sorria também, mostrando os dentinhos brancos.
                                                       (Graciliano Ramos, São Bernardo)                                         

                                                                                                                                                                                                       & Pince-nez : foi um modelo de óculos usado do século XV até o início do século XX, cuja estrutura era desprovida de hastes. Sua fixação era feita apenas fixando-o sobre o nariz.


Após ter observado as características das sequências narrativas e descritivas e ter lido o texto acima, responda no caderno:

a) Que sequência predomina no texto? Podemos distinguir outras sequências?
b) Considerando que se trata de fragmento de romance, como você justificaria o emprego dessas sequências? 

Agora, compararemos as características principais das sequências explicativa, e injuntiva:



TRABALHO EM DUPLA 

PS: Realizar a tarefa no caderno...cada indivíduo deverá ter o registro durante o período de Língua Portuguesa


Texto 1



Texto 2

Drogas X Dirigir

Na campanha contra o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, todos devem participar, a sociedade em geral como também comerciantes e fabricantes.
As estatísticas revelam que a grande maioria dos acidentes ocorre porque o condutor está alcoolizado, com taxa de álcool acima do limite permitido por lei (6 decigramas de álcool por litro de sangue), mas o mais grave é que muitos menores alcoolizados estão provocando esses acidentes.
A lei é clara: a venda de bebidas alcoólicas para menores pode resultar em prisão para quem comercializar o produto. Quanto ao menor dirigir sem Habilitação, a penalidade recai sobre os pais. A situação também é grave no que se refere ao uso de outras drogas, por exemplo:
Maconha – reduz a capacidade de dirigir por até oito horas após seu consumo.
Cocaína – aumenta a sensibilidade a estimulação externa, distorcendo o conceito da realidade, e leva o organismo à exaustão.
Anfetaminas (também conhecidas pelos motoristas como rebite) – apesar dos graves riscos causados ao organismo, alguns motoristas de caminhão se utilizam desse tipo de droga par inibir o sono, manter seu estado de alerta e dirigir por longos percursos.
As vítimas da cocaína e da maconha no trânsito são, em sua maioria, pessoas de 20 a 39 anos, e o  pior é que os adolescentes de 13 a 17 anos constituem o segundo grupo de maior consumo dessas drogas, sem citar as anfetaminas e o crack. As reações provocadas no organismo pelo álcool e outras drogas são, de fato, uma ameaça ao motorista.
                                                                                 Disponível em:www.detran.sp.gove.br




Texto 3

Dúvidas sobre o IPVA

O IPVA é calculado sobre o valor médio de mercado dos veículos, com aliquotas incidentes de 3% sobre automóveis, caminhonetes, motor-casa, aeronaves e embarcações de lazer, esporte ou corrida; 2% sobre demais aeronaves e embarcações, motocicletas, triciclos e quadriciclos; e 1% para caminhões, ônibus e micro-ônibus.
A arrecadação do IPVA é dividida entre o Estado e o município onde o veículo estiver licenciado na proporção de 50%.                                                                                                                               
                                                                             http://www.detran.rs.gov.br

Após ter observado as características das sequências explicativa, argumentativa e injuntiva e ter lido os textos acima, responda:

a) Que sequência predomina em cada texto?
b) Considerando a função e a intenção de cada texto, justifique o emprego de tais sequências em cada caso.
c) Escolha um representante para apresentar as suas conclusões para a turma.

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ATIVIDADES

1. Leia com atenção o texto abaixo:


a) Qual é o gênero textual e quais são as características que nos permitem identificá-lo?
b) Pensando no texto como um todo, qual é o tipo textual que predomina? Justifique sua resposta.
c) Pensando nas falas qual é a sequência textual que predomina?
d) Observe com atenção o primeiro quadrinho: Calvin está fazendo uma pergunta, mas sua intenção não é a de obter uma informação. Qual é, então, sua intenção? Como você classificaria essa sequência?
e) No terceiro quadrinho, Calvin faz mais uma pergunta a sua mãe. Qual é a sua intenção? Como você classificaria essa sequência?
f) Observando o quarto quadrinho, responda: Calvin conseguiu atingir suas intenções? Explique.

2. A seguir, reproduzimos textos de críticas  de uma exposição sobre o surrealismo que ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro em 2001. De modo geral, podemos dizer que o gênero textual "crítica" é predominantemente argumentativo. No entanto, como sabemos, além da tipologia predominante, podem existir as mais diversas combinações tipológicas num mesmo gênero. Num conto, por exemplo, essencialmente composto de sequências narrativas, pode haver sequências descritivas. A tarefa é a seguinte: leia os trechos selecionados e indique que tipologia textual predomina neles, apontando os elementos linguísticos que justifiquem a sua resposta.

a) "Duas características poéticas devem ser destacadas: o automatismo e a livre associação de imagens. A desconstrução da forma e a repotencialização do imaginário. De um lado, apostava-se na fluência desimpedida do inconsciente através de um desenho "cego", compulsivo, que atuaria livremente sobre o papel. Do outro, na capacidade de se criar imagens soltas, desencontradas, reveladoras, em tese, de um universo onírico escondido nas entranhas da consciência."

b) Não se pode negar ao surrealismo o rótulo de ambicioso por ter tentado nos anos 20 criar uma nova arte trocando lógica e razão pela associação livre de ideias. Da mesma forma, é ambiciosa  a exposição "Surrealismo", que reúne em três andares do Centro Sul do Banco do Brasil, a partir da próxima terça-feira, cerca de 300 obras, vindas de 64 instituições e coleções públicas e privadas de todo o mundo, sonhando compor um ultra-abrangente panorama do movimento de Salvador Dalí, Joan Miró, René Magritte e outros artistas. Mas será que tanta abrangência se justifica?
Para os críticos que veem o surrealismo como um movimento de muita teoria e poucos resultados plásticos, 300 obras é , antes de tudo, um exagero. "No plano das artes plásticas o surrealismo tem algumas realizações interessantes ligadas à temática, mas, do ponto de vista da linguagem artística, não acredito que tenha sido um movimento revolucionário. Diria até que em certo sentido representou um retrocesso ao se aproximar da pintura acadêmica", diz o crítico Ferreira Gullar.


c) Não, leitor, não perca seu tempo. Em vez dessa arte congelada, vá visitar o Museu do Folclore Brasileiro que fica no Catete, ao lado do museu da República. Ali você vai descobrir que o Brasil tem arte, tem jeito. Falta só um pouco do espírito surrealista para dar voz à criatividade e à revolta.
                                                                         (http://cafeimpresso.com.br)

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EXERCÍCIOS RETIRADOS DE PROVAS DO ENEM E DE VESTIBULARES


1. (PUC-RS)

De repente
                           
Vejo o menino cor-de-chocolate, pés descalços,
perninhas magras, brincando distraído com uma lata
de óleo. E, nem sei por quê, de repente me lembro
do outro Menino que a gente ocidental acredita ter
sido loiro e de olhos azuis. Penso que o Menino estará
de aniversário em poucos dias e continuo a pensar
nisso, mesmo sabendo que os homens alteraram
o calendário e fixaram uma data que coincidisse
com festas pagãs que deveriam ser banidas.
De repente, me invade a sensação de ser Papai
Noel e finjo estar vestida de vermelho e ter gorda
barriga apertada em casaco de cetim e algodão. E
de um saco feito de pedaços de pano, imagino tirar
um pacote enfeitado de luzes e sinos para presentear
o menino de chocolate.
Depois, também tão de repente, volto a pensar
no Menino que dos reis recebeu incenso e mirra,
aconchegado em seu tosco berço. Diz o Livro que
havia uma estrela enorme a indicar o caminho à manjedoura.
De repente, me escuto a pedir a estrela.
Eu, ansiando por doar, me surpreendo pedindo.
Quero um céu profundo e luminoso nesta noite,
para que nos acalente de paz. E que vaga-lumes
imitem nas ruas o brilho dos astros. E que se escutem
risos, e que se sinta pelo ar a ternura que o
mundo teima em esconder. E que brote de muitos
lábios uma prece intensa pela vida e pelos seus
mistérios, e que os seres, todos eles, de repente,
fiquem impregnados de esperanças.
Eu vi um menino cor-de-chocolate, que me fez
lembrar do Outro, que os homens desenharam louro
e com olhos claros como bolitas vivazes. E, de
repente, imaginei a minha árvore de verdes grimpas
feita de enfeites de chocolate e de doces de azulanil.
E, então, me ouvi cantando uma canção de ninar
aos dois meninos, tão próximos entre a distância
de séculos. Mas, em seguida, notei surpresa que
a minha voz era menina: de repente, cantávamos
nós, as três crianças.

Eunice Jacques. Zero Hora,
s.d. (adaptação)



Quanto ao modo como está estruturada, a crônica
apresenta ______ seqüências textuais, que podem
ser identificadas pelo leitor que leve em conta
_______ .

a) duas – a contraposição entre a dura realidade
do presente e a incerteza do futuro.

b) três – o predomínio de verbos no presente do
indicativo, no subjuntivo presente e no pretérito
perfeito do indicativo.

c) duas – a passagem de uma visão subjetiva,
particular, para uma visão objetiva, social, da
realidade.

e) três – o emprego de pronomes na 3ª pessoa do
singular, na 1ª pessoa do singular e na 1ª
pessoa do plural.

e) duas – a transição de uma seqüência descritiva
para uma seqüência narrativa.
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2.(UFV-MG)

O tabaco consome dinheiro público

Bilhões de reais saem do bolso do contribuinte para tratar a
dependência do tabaco e as graves doenças que ela causa. A dependência
do tabaco também aumenta as desigualdades sociais porque muitos
trabalhadores fumantes, além de perderem a saúde, gastam com cigarros o
que poderia ser usado em alimentação e educação. Em muitos casos, com o
dinheiro de um maço de cigarros pode-se comprar, por exemplo, um litro de
leite e sete pães. Para romper com esse perverso círculo de pobreza, países
no mundo inteiro estão se unindo através da Convenção-Quadro de Controle
do Tabaco para conter a expansão do tabagismo e os graves danos que
causa, sobretudo nos países em desenvolvimento. Incluir o Brasil nesse grupo
interessa a todos os brasileiros.
É um passo importante para criar uma sociedade mais justa.
               (Propaganda do Ministério da Saúde. Brasil um país de todos. Governo Federal, 2004.)

O gênero discursivo publicitário procura seduzir e/ou persuadir o leitor a
comprar um determinado produto; já o gênero propaganda procura incitar o
leitor a aceitar uma determinada idéia. Levando em conta o texto, NÃO se
pode dizer que:

a) o povo brasileiro precisa, cada vez mais, comprar tabaco para se tornar
um país em desenvolvimento.

b) a dependência do tabaco traz prejuízos sociais para o país.

c) o dinheiro gasto com o tabaco poderia ser melhor utilizado se empregado
na alimentação e educação.

d) a expansão da indústria do tabaco causa danos à saúde física e material
da sociedade. 

e) o controle do tabaco é um passo fundamental para se criar uma sociedade mais justa.
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3. (PUC-RS) 

As grandes navegações européias à África, à
Ásia e às Américas, ________ do século 15, trouxeram
conseqüências de destaque para o estudo da
mitologia. Pela primeira vez ________, esses povos
cotejaram seus costumes e crenças e verificaram o
improvável: que suas culturas, separadas pelo tempo
e pela geografia, possuíam práticas religiosas e
mitos notavelmente similares.
No século 19, o artista-viajante George Catlin
(1796-1872) morou em diversas tribos indígenas dos
Estados Unidos, seu país natal. Em uma de suas
obras, ele afirma que os rituais dessas tribos se assemelhavam
aos dos judeus do Antigo Testamento e
cita, entre outros indícios, a observância religiosa ao
período menstrual e uma festa parecida com Pessach
(a Páscoa judaica).
(...)
Mas foi por volta de 1900 que o olhar rigoroso
de diversas áreas do conhecimento recaiu sobre
a religião e a mitologia, configurando-se duas
abordagens básicas que hoje disputam a aceitação
científica: a primeira considera que os mitos teriam
sido produzidos em uma região ________, como a
África, e de lá teriam se espalhado pelo mundo; a
segunda crê que os elementos centrais das narrativas
sejam produtos da psique humana, portanto
universais.
“O mito é, sobretudo, uma forma de consolo coletivo”,
acredita o antropólogo Everardo Rocha, da
PUC-Rio. “É por meio dele que o homem busca uma
origem para si e para sua cultura e seu possível
destino após a morte.”

Sobre a forma e/ou o conteúdo do texto, é correto afirmar que

a) trata-se de um texto predominantemente narrativo,
pois o objetivo do autor é narrar a viagem
feita por George Catlin.

b) o uso abundante de terminologia de uma área
específica do conhecimento torna o texto
obscuro à compreensão.

c) o texto caracteriza-se como crônica, por ser
escrito em linguagem informal e apresentar um
ponto de vista do autor.

d) trata-se de um texto informativo, tal como os
freqüentemente encontrados em revistas de
divulgação científica junto ao grande público.

e) a ausência de uma parte do texto original,
indicada pelos três pontinhos entre parênteses
da linha 17, prejudica a relação lógica entre os
dois trechos de texto (linhas 01 a 16 e 18 a 32).

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4. ENEM


O jivaro


Um Sr. Matter, que fez uma viagem de exploração à América do Sul, conta a um jornal sua conversa com um índio jivaro,
desses que sabem reduzir a cabeça de um morto até ela ficar bem pequenina. Queria assistir a uma dessas operações, e
o índio lhe disse que exatamente ele tinha contas a acertar com um inimigo.
O Sr. Matter:
― Não, não! Um homem, não. Faça isso com a cabeça de um macaco.
E o índio:
― Por que um macaco? Ele não me fez nenhum mal!



O assunto de uma crônica pode ser uma experiência pessoal do cronista, uma informação obtida por ele ou um caso imaginário. O modo de apresentar o assunto também varia: pode ser uma descrição objetiva, uma exposição argumentativa ou uma narrativa sugestiva. Quanto à finalidade pretendida, pode-se promover uma reflexão, definir um sentimento ou tão-somente provocar o riso. Na crônica O jivaro, escrita a partir da reportagem de um jornal, Rubem Braga se vale dos seguintes elementos:

Assunto                                 Modo de apresentar                                     Finalidade

(a) caso imaginário                      descrição objetiva                                 provocar o riso
(b) informação colhida                 narrativa sugestiva                               promover reflexão
(c) informação colhida                 descrição objetiva                                definir um sentimento
(d) experiência pessoal                 narrativa sugestiva                               provocar o riso
(e) experiência pessoal                 exposição argumentativa                      promover reflexão

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5. (UEPB) 

Certas marcas linguísticas permitem identificar o gênero do texto usado. Com base na afirmação, faça a correspondência da coluna de cima com a de baixo.

(1) " Era uma vez..." 

(2) " Prezado amigo..." 

(3) " Conhece aquela do português..." 

(4) " Tome três xícaras de açúcar e adicione..." 

(5) " O tema de hoje vai ser..." 

(*) É um texto instrucional, com finalidade específica. 

(*) Introduz um texto de caráter lúdico. 

(*) É característica dos vocativos em texto epistolar. 

(*) É próprio para iniciar informação científica ou didática. 

(*) É recurso linguístico para marcar temporalidade em textos narrativos. 

A sequência correta é: 

a) 1,5,2,4,3  

b) 5,2,1,4,3  

c) 4,3,2,5,1

d) 4, 3, 5, 2, 1

e) 1, 5, 4, 2, 3

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Texto para as questões de 8 a 10.

Natal 1961

Deslocados por uma operação burocrática – o
recenseamento da terra – a Virgem e o carpinteiro
José aportam a Belém.
“Não há lugar para essa gente”, grita o dono do
hotel onde se realiza um congresso internacional
de solidariedade.
O casal dirige-se a uma estrebaria, recebido por
um boi branco e um burro cansado do trabalho.
Os soldados de Herodes distribuem elementos
radioativos a todos os meninos de menos de dois
anos.
Uma poderosa nuvem em forma de cogumelo
abre o horizonte e súbito explode.
O menino nasce morto.

MENDES, Murilo. Conversa portátil. Poesia completa e
prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 1 486

8. (UNIFOR/CE) 

Anacronismo. S.m. 1. Confusão de data quanto a acontecimentos ou pessoas.
- Com base na definição acima, do Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa, o autor de Natal
1961 se vale intencionalmente de um anacronismo quando associa:

a) a Virgem e o carpinteiro José à cidade de Belém.

b) a fala do dono de um hotel à realização de um
congresso.

c) soldados de Herodes a elementos radioativos.

d) nuvem em forma de cogumelo a súbita explosão.

e) uma estrebaria a um boi branco e um burro cansado.
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9. (UNIFOR/CE) 
     
   Quanto à forma:

a) o texto é predominantemente narrativo.

b) o texto é dissertativo, pois se apoia em argumentos encadeados.

c) predomina a descrição, sobretudo nos três primeiros parágrafos.

d) é dissertativo, com elementos narrativos e sequências descritivas.

e) é argumentativo, pois questiona fatos reais dentro de uma sequência de acontecimentos.
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10. (UNIFOR-CE)

No segundo parágrafo, a fala do dono do hotel e a menção ao congresso internacional de solidariedade articulam-se de modo a constituir uma:

a) metáfora
b) ironia
c) metonímia
d) comparação
e) hipérbole
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11. (UFMT)

Leia o texto abaixo e assinale os itens corretos.

Resultado de imagem para SANTO EXPEDITO festa 19 de abril comemora-se todo dia 19

ORAÇÃO A SANTO EXPEDITO
Festa: 19 de Abril. Comemora-se todo dia 19.
Se você está com algum PROBLEMA DE DIFÍCIL SOLUÇÃO e precisa de AJUDA URGENTE , peça esta ajuda para o Santo Expedito, que é o Santo dos Negócios que precisam de Pronta Solução e cuja invocação nunca é tardia.
ORAÇÃO
Meu santo Expedito das Causas Justas e Urgentes, Socorrei-me nesta hora de Aflição e Desespero. Intercei por mim junto ao Nosso Senho JESUS CRISTO! Vós que sois um Santo Guerreiro, Vós que sois o Santo dos Aflitos, Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes; Protejei-me. Ajudai-me, Dai- me Força, Coragem e Serenidade. Atendei meu pedido (FAZER PEDIDO).Meu Santo Expedito! Ajudai-me a superar estas Horas Difíceis, Protejei-me de Todos que possam me prejudicar.Protejei a Minha Família, Atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a paz e a tranqüilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé.Muito Obrigado,Meu Santo Expedito!
Rezar um pai Nosso, uma ave Maria e fazer o sinal da Cruz
Faça seu pedido e mande publicar e distribuir um milheiro desta Oração, para propagar os benefícios do Grande Santo Expedito.
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Publicado pela EDITORA SANTO EXPEDITO - R$ 38,00 o milheiro
Telefone.: (02111)6951.2099 ou fora do Est. SP Ligue Grátis: 0800.55.1904
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0. As vozes presentes nesse texto concretizam diversas intenções: religiosa, comercial e de agradecimento.
 
1. No texto, quando a fala se dirige ao leitor, o imperativo é usado na terceira pessoa do singular; quando se dirige a Santo Expedito, é usado na segunda pessoa do plural.
 
2.  O argumento ...mandei publicar e distribuí um milheiro desta oração, para propagar os benefícios do grande Santo Expedito. Mande você também publicar imediatamente após o pedido. é exemplo de argumento com base em raciocínio lógico.
 
3.  Esse texto enquadra-se no gênero epistolar em função da temática e da organização textual.
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12. (UFA)

Assinale o item que identifica a função da linguagem predominante no seguinte texto:

"A lâmpada de tungstênio é a mais comum de todas.É constituída de um globo de vidro transparente ou opaco soldado a um soquete de latão. Dentro dele, uma haste também de vidro sustenta uma armação de arame com um filamento (fio dobrado em ziguezague) de tungstênio. Quando a eletricidade passa através do filamento, ele esquenta; ele fica tão aquecido que passa do vermelho ao branco. Isso é chamado de incandescência e com essa luz assim produzida podemos ler, escrever e trabalhar."

a) referencial
b) fática
c) conativa
d) metalinguística
e) emotiva
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13. (UNICAMP - SP)

Pode-se esperar de um texto bem escrito que ele seja claro, preciso, ordenado, conciso, harmônico. O escritor lança mão de uma série de recursos (lingüísticos ou textuais) para conseguir obter cada uma dessas qualidades. O trecho a seguir, de Frei Betto (parte de um capítulo do livro cujo co-autor é Leonardo Boff, MÍSTICA E ESPIRITUALIDADE), reúne muitas dessas qualidades, mas é, sobretudo, um texto preocupado em EXPLICAR, ESCLARECER. Observe a utilização de alguns recursos que tornam mais explicativo o texto: transcreva duas passagens em que isso ocorre e, de acordo com o modo como contribuem para tornar mais explicativo o texto, dê nomes - ainda que aproximados - a esses recursos.


A crise da racionalidade e a emergência do espiritual

Nos últimos anos tem havido uma emergência da mística no âmbito internacional. No Brasil, além do êxito dos livros de Paulo Coelho, nas últimas bienais (Rio de Janeiro e São Paulo) os livros mais procurados e vendidos, junto com os infantis, foram os esotéricos, aí incluídos os de espiritualidade.
A espiritualidade é uma experiência mística, mistérica, que adquire uma conotação normativa na nossa vida. A mística é experiência fundante no ser humano desde que ele existe na face da terra, mas há diferentes espiritualidades e diferentes modos de vivenciá-las. Na tradição cristã, são bem acentuadas as diferentes espiritualidades: beneditina, dominicana, jesuítica, franciscana.
Quais as razões dessa emergência da mística e da espiritualidade, hoje?
A primeira é a crise da racionalidade moderna, ou seja, da nossa maneira de entender o mundo, muito tributária da filosofia de Descartes e da física de Newton. A realidade não é mais perceptível de um modo global. Não podemos mais falar em tratados, em suma teológica ou mesmo em enciclopédia. Toda nossa percepção do real é fragmentada e fragmentária. A resposta à pergunta "o que é a verdade?" nenhum de nós, individualmente, é capaz de dar, e talvez o silêncio de Jesus tenha sido porque a Verdade não poderia ser definida em palavras.

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14. (UEPB) 

"Siga os passos a seguir, grave sua música  em formato MP3 e lance-a na internet. Depois, é só esperar pelo mais difícil: ver a canção destacar-se  entre os milhões que já se encontram na rede. 
1. Transfira a música para seu computador – Com o  programa Windows Media Player, para PC, ou com  o QuickTime, para Mac, você pode gravar na placa  de som do computador uma música registrada em  fita cassete. A qualidade, nesse caso, deixa a dese- jar. O resultado é melhor quando a gravação é feita  a partir de um CD. Basta ligar o equipamento de   som ao computador e utilizar um tipo de programa  conhecido como ripper para transferir a música  para a placa.  
2. Converta seus arquivos para o formato MP3 –  Os programas que transformam os arquivos  sonoros do computador para o formato MP3 são  chamados de encoders e são autoexplicativos.  Muitos são obtidos gratuitamente na própria  rede.  
3. Distribua suas músicas em MP3 – Você pode criar  a sua página na internet e nela colocar os arquivos  MP3. Ou deixar disponíveis as músicas em sites  como o MP3.com (www.mp3.com) ou central MP3  (www.centralmp3.com.br)" 

Marque a alternativa adequada em relação ao  texto.  

a) Pode ser considerado uma “charge”, tendo em  vista seu caráter lúdico e crítico.  
b) É um artigo, uma vez que apresenta pontos de  vista do autor.  
c) Pode ser caracterizado como texto de opinião,  pois apresenta fatos e toma posicionamentos  quanto a estes.  
d) É um texto instrucional, pois prescreve etapas e  indica procedimentos.  
e) Pode ser identificado como texto publicitário,  vez que tenta convencer o leitor.
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